segunda-feira, 28 de maio de 2012

A hora da virada

Então eu tinha 3 lojas financiadas, empréstimos em 7 contas corrente, 1 carro financiado, 2 apartamentos financiados, cartão de crédito estourado (pagando o mínimo), alguns boletos de fornecedores começaram a vencer, alguns eram pagos com atrasos, mas outros iam pro cartório. Começamos a perder crédito na praça, as mercadorias começaram a faltar nas lojas, precisamos baixar os salários de alguns funcionários.

O cansaço era enorme, nosso apartamento no Guarujá vivia vazio, não havia disposição física pra encarar a serra, as saídas a noite diminuíram, não pela grana ter encurtado (nunca sobrou dinheiro pra balada, a gente fazia sobrar) mas sim por falta de disposição física. Os amigos de balada se distanciaram, perdemos alguns clientes e começaram os fuxicos na família, dizendo que o Felix e o Sávio estavam quebrando. Isso era verdade, mas a gente achava que não. Aquela vida desregrada já estava cansando.

Certo dia, um sábado, estava saindo de uma das lojas quando 2 indivíduos de moto me abordaram, pensei que era um assalto, mas foi pior, me enfiaram no banco de trás, sabiam quem eu era e queriam dinheiro. Não havia argumentos, como explicar pra 2 bandidos que o dono de uma rede de lojas conhecida na região estava no vermelho e que não tinha dinheiro algum? Fomos em 3 caixas eletrônicos, não tinha dinheiro pra sacar, as contas estavam no vermelho. Pra resumir, me deixaram numa favela, com carro e tudo, mas antes atiraram em mim. Sorte que a mira foi ruim e pegou no pé esquerdo.

Fui levado pro hospital numa viatura da Rota. Sofri 3 cirurgias, fiquei 3 semanas hospitalizado e um longo tempo de repouso em casa. A situação das empresas que já era ruim ficou ainda pior, não tinha como o Sávio dar conta de tudo sozinho. Ele passou a ter insônia, e quando eu estava quase recuperado teve uma arritmia ventricular que o levou ao hospital. As lojas ficaram 1 semana sem nenhum dono aparecer.

Nem preciso dizer que foi uma fase muito complicada, fora os problemas físicos, sofremos muito com depressão, ficamos muito mal. Nossa vida estava de ponta cabeça: saúde debilitada, dívidas agora fora do controle e ainda por cima as lojas sem mercadorias, com faturamento caindo a cada dia. Os "amigos" desapareceram, os parentes só sabiam sentir dó, mas não ajudavam. Precisávamos fazer alguma coisa.

Continua...

13 comentários:

  1. Bom dia Felix!

    Cara, já vi histórias semelhantes e os finais nunca foram bons, espero que com vcs não seja igual.

    O apto da praia é um passivão desgraçado, heim? Quase nunca se usufrui da maneira que pensa-se, né?

    Vc deu muita sorte, pelo jeito os fdp dos bandidos atiraram pra matar, já que vc não tinha dinheiro. Tb passei por um choque que me fez mudar de vida, mas não foi nem de longe grave igual a esse de vcs.

    Infelizmente a maioria dos empreendedores que conheço quebraram, tiveram um monte de coisas e perderam tudo. Tive sorte por conseguir administrar o risco e não chegar a esse ponto, mas vejo que há uma linha muito tênue entre sucesso e fracasso. Acho que ter empresas como maneira de alavancar, conseguir uma grande quantidade de dinheiro no curto prazo até vale a pena, mas no longo prazo se torna um preço muito alto pra pagar: saúde. Corremos riscos como esse que vc passou e debilitamos nossa saúde com um nível de stress além do normal. Na minha opinião não vale a pena...

    Estou curioso pra conhecer o resto da história.

    Abraço!

    COrey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Corey.Obrigado por vc me citar no seu blog, fico contente de ajudar contando minha história. É verdade, eles queriam me matar mesmo, tive muita sorte. A linha entre sucesso e fracasso é muito fina e depende mais dos outros que da gente.

      Felix

      Excluir
  2. Felix: citei vc lá no blog, espero que não tenha problemas.

    ResponderExcluir
  3. Eu cheguei a este blog através da citação do Corey e achei muito legal a sua história, Felix.
    Eu te add. Estarei aguardando a continuação dela.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi AdP. Obrigado pela visita, sempre leio seu blog, uso suas planilhas e tudo mais.

      Felix

      Excluir
  4. Eu também cheguei até aqui através do blog do corey... também sou novo no mundo dos blogs... se puder incluir o meu link na sua lista de blogs... (investidorderisco.blogspot.com.br)... já incluí seu link na minha lista...

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Uma história de vida muito interessante, eu também ja passei por situações semelhantes de dívidas!

    Estou no aguardo para ler a continuação!

    ITM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Acompanhe o resto da história, obrigado pela visita.

      Felix

      Excluir
  6. Cheguei de carona com o Corey e aguardo a continuação da história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mão Inglesa. Vou continuar. Obrigado pela visita.

      Felix

      Excluir